A quinoa é uma planta herbácea, folhosa, que atinge até 2 metros de altura e produz uma abundância de sementes — sementes que servem como alimento nutritivo. Trata-se duma planta surpreendentemente robusta, que viceja até mesmo no clima rigoroso do altiplano sul-americano.
Uma senhora boliviana chamada Felicidad, por exemplo, cultiva terras rochosas demais para serem aradas. Todavia, ela consegue plantar a quinoa simplesmente por cavar buracos no solo, com um instrumento tipo lança, e então joga a semente. Em questão de meses, e com um mínimo de cuidados, a quinoa amadurece. O deserto então viceja de cores flamejantes — amarelo, púrpura, verde e vermelho. Existem cerca de 17 espécies de quinoa, e, não raro, um certo número de variedades crescem juntas.
Quando chega a época da colheita, as plantas são arrancadas com raiz e tudo, secadas ao sol e debulhadas manualmente. Daí, manifesta-se outra propriedade surpreendente da quinoa. Ela pode ser estocada durante anos sem estragar-se. A quinoa prova ser um verdadeiro tesouro nas longas estações secas. É, assim, fácil ver por que é o alimento básico do povo desta parte da Bolívia. Mas que interesse teria nele o restante do mundo?
domingo, 4 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário