Os gregos têm, como talvez saiba, uma carne favorita — a de carneiro. Em algumas casas gregas, virtualmente a única carne esfoladiça usada é a de carneiro. Usa-se às vezes a vitela, mas está em segundo lugar; a carne de vaca vem em terceiro lugar e a de porco raramente é usada.
Galinha é outro prato favorito dos gregos, e seria difícil imaginar sua cozinha sem arroz.
Os pratos de peixe são populares e usualmente são feitos com azeite de oliva, alho, cebola e tomates, sendo servidos com limões partidos ao meio. Polvos e lulas, além da variedade usual de peixes, são muito apreciados pelos gregos.
Entre os legumes, o feijão (tanto seco como o fresco) e a beringela são os preferidos. Visto que é limitada a oferta de carne, usa-se a beringela de forma extensiva — cozida à la braise, assada, frita, recheada e reduzida a um purê.
Uma das caraterísticas de se cozinhar legumes, bem como a carne, à moda grega, é o uso de tomates e de massa de tomate, com cebolas e/ou alho como tempero.
A cozinha grega não leva muita pimenta. Ao invés, o cozinheiro amiúde tempera o alimento com orégano, hortelã, manjericão doce, folhas de louro, gergelim e salsa. Uma pitada de canela dá um sabor sutil, mas distintivo, aos pratos gregos de carne.
Os limões desempenham grande papel. Com efeito, poucos temperos são tão tipicamente gregos como o molho de ovo e suco de limão que dá acre cremosidade a vários pratos e sopas. A dona-de-casa usa suco de limão em quase tudo que serve. Nas saladas, o suco de limão é usado ao invés de vinagre. Os gregos quase sempre cozinham seus alimentos em azeite de oliva, e este azeite também é freqüentemente usado para temperar o alimento preparado.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário