segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sugestões Para o Preparo

O que faz com que os picles agradem ao paladar? Bem, isso depende de você. A adição ou não de ervas e condimentos fica em grande parte ao seu critério. Entretanto, a proporção de sal e de vinagre para a quantidade de hortaliças, segundo indicada na receita, deve ser observada com exatidão para a obtenção de bons resultados.

Que espécie de sal deve usar? Não use sal de cozinha para fazer seus picles, visto que causa a formação de líquido turvo e o iodo do sal iodado faz escurecer os picles. Use apenas sal para picles ou sal puro granulado.

É melhor usar sidra ou vinagre de boa qualidade de 4 a 6 por cento de acidez. Nunca use menos vinagre do que a receita pede. Se achar que é muito azedo, adicione mais açúcar. Acrescenta-se muitas vezes alúmen aos picles para conservá-los firmes, mas as folhas de uva produzem o mesmo efeito.

É desnecessário dizer que quanto mais superfície cortada houver nas hortaliças, tanto mais rápido o gosto penetrará. E, seja lembrado, não se deve exagerar nos temperos. É melhor errar por colocar menos, visto que não é possível tirar o excesso!

Em alguns países, as pessoas comem picles antes duma refeição para aguçar o apetite e para a formação dos sucos gástricos. Os japoneses dizem que os picles são uma excelente ajuda para a digestão e que devem ser saboreados no fim de cada refeição, inclusive no desjejum. Mas, independente de quando ou por que são servidos, quase toda pessoa no mundo inteiro gosta por natureza de algo com sabor picante, ardido, azedo e condimentado.

Nenhum comentário: