quinta-feira, 13 de maio de 2010

Alimentos Típicos Japoneses

A alga marinha é um sabor muito básico em nossa cozinha japonesa, e amiúde faz parte da dieta diária, de uma forma ou de outra. É geralmente secada e usada como base para deliciosas sopas, ou é usada para fazer uma variedade de sushi enrolados.

Também, serve-se usualmente peixe cada dia, de uma forma ou de outra. Visto que nosso país se acha cercado do mar por todos os lados, pode-se entender a proeminência dos alimentos marinhos na dieta japonesa. Vários tipos de peixes são secados e usados para se fazer sopas, ou colocados sobre uma chama até que fiquem bem tostadinhos.

O peixe cru é especialmente delicioso, pelo menos para nosso paladar. A família mediana compra peixe fresco cortado, da peixaria próxima. O peixe em geral é mergulhado em molho de soja e temperado com rábano picante. Alguns dos tipos mais comuns são a carpa, o atum, o bonito, e linguado.

Quando alguns pensam inicialmente em comer peixe cru, talvez não lhes pareça apetitoso. No entanto, quando se vê o peixe disposto atraentemente numa travessa, cortado em fatias finas e acompanhado de lindo arranjo de legumes, torna-se muitíssimo atraente, até mesmo para alguém que nunca o provou antes.

Ao passo que o arroz é básico para nossa dieta, há também vários tipos de talharins populares entre os nipônicos. São cozidos brevemente num caldo de molho de soja, vinho doce de arroz, e, talvez, com alguns legumes. A sopa é servida numa tigela, e é comida com fachis. Alguns parecem achar que o talharim fica muito mais gostoso quando comido bem depressa e com barulho de chupá-lo.

O condimento favorito da cozinha japonesa é o molho de soja, amiúde com a adição de açúcar. O molho de soja realça o sabor do alimento, e sendo feito de soja, trigo e sal, tem muito valor nutritivo. Os alimentos cozidos em molho de soja, com a adição de açúcar, podem ser preservados por mais tempo que os alimentos cozidos apenas em molho de soja.

Nenhum comentário: