Se você for convidado para tomar uma refeição numa casa chinesa, é bom saber como se comportar à mesa, ou conhecer as regras de etiqueta. Primeiro, vários pratos são colocados no centro da mesa. Espere até que o anfitrião ou o chefe da família apanhe os pauzinhos e faça um sinal para o início da refeição. Esse é o momento apropriado para os convidados agradecerem o convite, apanharem os pauzinhos e começarem a comer.
Diferentemente de algumas refeições em estilo ocidental, não se passam os pratos pela mesa. Antes, adota-se o sistema self-service. Numa refeição em família, é muito comum os membros utilizarem seus próprios pauzinhos para pegar alimentos dos vasilhames onde foram servidos e introduzi-los direto na boca. Mesmo assim, é considerado falta de educação fazer barulho quando se introduz o alimento na boca, lamber a ponta dos pauzinhos, ou ficar procurando o pedaço favorito. As mães orientais ensinam os filhos a não morder a ponta dos pauzinhos, não só porque elas se preocupam com a higiene mas também porque estraga a aparência deles.
Por consideração aos convidados, às vezes são colocados à disposição colheres ou pauzinhos extras, que são usados para levar porções das travessas para outros pratos ou para a tigela de arroz de cada um. Ainda assim, não se ofenda se o anfitrião usar os pauzinhos para pegar um pedaço que ele mesmo escolheu e colocá-lo direto no seu prato. Afinal, ele quer certificar-se de que o convidado ilustre fique com o melhor pedaço!
Assim como não são boas maneiras ficar gesticulando com garfos e facas, o mesmo se dá ao usar os pauzinhos. Também não são boas maneiras apanhar outra coisa enquanto estiver segurando os pauzinhos, por isso, quando quiser servir-se usando a colher ou quiser apanhar o guardanapo ou a xícara, deixe primeiro os pauzinhos na mesa. Para esse fim, são colocados à disposição descansos pequenos e bonitos.
Quando tiver terminado, coloque os pauzinhos na mesa de maneira ordeira, relaxe e aguarde. É falta de educação deixar a mesa enquanto os outros ainda estão comendo. Mais uma vez, é o anfitrião ou o chefe da família quem encerra a refeição levantando-se e convidando todos a deixar a mesa.
Agora que já sabe como manuseá-los, tudo o que você precisa é arranjar os pauzinhos e praticar. Da próxima vez que alguém lhe convidar para tomar uma refeição chinesa, quer em casa quer num restaurante, por que não usar os “ligeiros”? Eles podem fazer a refeição ficar ainda mais gostosa.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário