segunda-feira, 17 de maio de 2010

Será que tenho um distúrbio alimentar?

“Às vezes, quando me sento para comer, fico nervosa e começo a tremer. Tenho medo de engordar. Fico pensando: ‘Tenho de perder mais dois quilos.’” — Melissa.

“Quero ser atraente e morro de medo de ficar gorda. Mas não quero que ninguém saiba que eu provoco o vômito depois de comer. Sinto muita vergonha disso.” — Amber.

“Eu falo para mim mesma: ‘ . . . Hoje vou conseguir resistir . . . ’ Só que no mesmo dia, acabo comendo compulsivamente. Daí, fico com sentimentos de culpa, e com vontade de morrer.” — Jennifer.

VOCÊ quer ter uma boa aparência, e isso é normal. Quer sentir alívio de sentimentos de ansiedade ou de depressão. Também não há nada de errado nisso. Mas se você se sente como uma dessas jovens mencionadas aqui, é possível que tenha um problema. Se esse for o caso, você não está sozinha. Na verdade, milhões de jovens — a maioria moças — têm um distúrbio alimentar.

Falaremos agora em detalhes sobre anorexia, bulimia e compulsão alimentar. Cada um desses distúrbios tem sintomas próprios, mas todos eles envolvem uma atitude anormal em relação à comida. Se você se identificar com alguma das descrições que se seguem, pode ter a certeza de que há ajuda disponível. Você pode se curar!

Nenhum comentário: