segunda-feira, 17 de maio de 2010

Compulsão Alimentar

Assim como a pessoa bulímica, quem sofre de compulsão alimentar consome uma grande quantidade de comida. A diferença é que ela não procura se livrar do que comeu, e, por isso, pode acabar ficando acima do peso. Algumas pessoas, porém, se obrigam a passar fome ou fazem exercícios rigorosos depois que comem compulsivamente. Às vezes, quando o peso é controlado, nem familiares nem amigos se apercebem da situação difícil pela qual essa pessoa está passando.

Assim como os anoréxicos e os bulímicos, quem sofre de compulsão alimentar tem uma atitude doentia em relação à comida. Uma moça diz o seguinte sobre ela mesma e sobre outros que sofrem desse distúrbio: “A comida é o nosso amigo pessoal e secreto — talvez o nosso único amigo.” Outra jovem diz: “Enquanto como compulsivamente, parece que nada mais tem importância. Só a comida é que importa — é o que me consola —, mas depois de comer muito, logo vêm os sentimentos de culpa e a depressão.”

Comer compulsivamente é perigoso mesmo que a pessoa não se livre do que ingeriu. Pode levar a pessoa a sofrer de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Além disso, pode causar um grande prejuízo emocional.

Nenhum comentário: