Uma especialidade nipônica é nabe ryori, ou “cozinhar na panela”. O cozimento é feito numa caçarola ou panela sobre um fogareiro no centro da mesa. Legumes e carne são cozidos num caldo, todos tiram pedaços da única caçarola usando seus próprios fachis.
Um tipo de nabe ryori é chamado mizutaki. Para fazê-lo, usamos uma caçarola de boca larga, com cerca de quinze centímetros de fundo. Na caçarola, precisamos primeiro fazer um caldo de algas marinhas, atum seco, ou de cogumelos quer frescos quer secos. Se não houver disponíveis estes, o caldo de carne com legumes serve. O caldo não deve ter sabor forte, pois, do contrário, neutralizará o sabor dos legumes a ser adicionados mais tarde. Pode-se adicionar sal.
Os legumes usados comumente são a couve-da-china, cebolas quer redondas quer as cebolinhas, cogumelos longos ou redondos, e qualquer tipo de verdura que cozinhe rápido, tal como espinafre cru. Se houver disponível, adiciona-se o tofu. Carne, tal como de porco, de vaca ou de galinha, ou até mesmo peixe branco em fatias bem finas, pode ser usada também. Todos os legumes e carnes devem ser cortados e arranjados de forma atraente nas travessas.
Quando o caldo estiver fervendo, um pouco tanto de legumes como de carne é adicionado de forma que cative os olhos. Daí, quando algo fica bem cozido segundo o gosto duma pessoa, ela retira da caçarola com seus próprios fachis, e a anfitriã coloca um pouco mais de legumes para ocupar seu lugar. Desta forma, há uma caçarola contínua de carne e legumes que cozinham. Os legumes e a carne quentinhos são mergulhados numa mistura de molho de soja, suco de limão ou vinagre e rabanete ralado. Que forma descontraída e gostosa de se comer! Pelo menos nós, aqui no Japão, assim pensamos.
No entanto, sem considerar o país em que se viva ou que tipo de cozinha se prefira, há um elemento importante para a boa cozinha em toda a parte. Este é o amor, que motiva a pessoa a desejar preparar algo delicioso e nutritivo para a sua família. Talvez chegue a ocasião em que, por amor, deseje tentar agradar ao paladar de sua família do modo japonês. Se experimentar, talvez descubra que gostem disso.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário