sexta-feira, 21 de maio de 2010

Um pouco da história dos pauzinhos

Eruditos chineses acreditam que os primeiros pauzinhos eram usados para cozinhar, não para comer com eles. Enrolavam-se pequenos pedaços da comida crua em folhas e os pauzinhos eram usados para transportar pedras aquecidas para dentro do embrulho. Dessa forma, era possível cozinhar alimentos sem que o cozinheiro se queimasse! Mais tarde, eles começaram a ser usados para retirar partes da comida das vasilhas de cozimento.

No início, os pauzinhos eram feitos de madeira perecível ou bambu. Por causa disso, é quase impossível estabelecer com exatidão quando foram usados pela primeira vez. Alguns acreditam que remontam à dinastia Shang (do século 16 ao 11 AEC, aproximadamente). Um documento histórico datado de pouco depois da época de Confúcio (551-479 AEC) falava sobre ‘retirar’ os alimentos da sopa, indicando que alguma espécie de pauzinhos já era utilizada naquela época.

Provavelmente, já na dinastia Han (206 AEC a 220 EC), comer com pauzinhos havia se tornado uma prática comum. Em Changsha, província de Hunan, escavou-se uma sepultura dessa época e foram descobertos utensílios de copa laqueados, inclusive pauzinhos.

Japoneses, coreanos, vietnamitas e outros povos do Oriente também usam pauzinhos, em grande parte por causa da influência da cultura chinesa.

Nenhum comentário: