Nosso prato principal da manhã é arroz, quentinho, fumegante e fofo. Junto com isto, tomamos a sopa miso, tão importante para a dieta japonesa quanto o arroz. Para completar nosso desjejum, talvez tenhamos vários tipos de rabanete picado, conhecido como tsukemono, e chá verde. Também, muitas famílias apreciam um prato colateral de peixe cozido. Bem, não diria que se trata duma refeição nutritiva para se começar o dia?
Naturalmente, o preparo do arroz é que torna apetitosa a refeição. O arroz japonês é praticamente sempre deixado de molho antes de ser cozido. Com efeito, a última coisa que a dona-de-casa japonesa faz, antes de deitar-se, é lavar o arroz para a manhã seguinte e deixá-lo de molho a noite toda.
A maioria das donas-de-casa japonesas modernas dispõe de panelas elétricas para cozinhar o arroz. Estas indicam a quantidade de arroz e água a adicionar, e automaticamente se desligam quando o arroz fica pronto. Contudo, muitas donas-de-casa japonesas ainda usam uma panela com tampa pesada que não cai enquanto o arroz cozinha. Para nossa família de cinco pessoas, uso três xícaras e três quartos de arroz.
Cozinho o arroz em cerca de quatro xícaras de água. Se desejo arroz mais macio, adiciono mais água; para ter arroz mais duro, ponho menos água. Depois de o arroz e a água chegarem ao ponto de fervura, reduz-se a temperatura, e permite-se que o arroz cozinhe em fogo lento por cerca de vinte minutos até que toda a água seja absorvida. Durante o cozimento é boa idéia remexer a panela várias vezes, de modo que o arroz seja cozinhado por igual. Agora se desliga o calor, e, sem remover a tampa, permite-se que o arroz cozinhe no vapor por dez a quinze minutos. Fica então pronto para ser comido.
A base da sopa miso é feita de soja, trigo ou arroz, e sal. Coloca-se esta mistura num pote de madeira para fermentar, formando grossa pasta.
Para fazer a sopa, primeiro preparamos um caldo, quer de peixe seco ou de algas marinhas secas. Daí, adicionamos um pouco dessa pasta miso ao caldo. Ao passo que a sopa fica boa desse modo, alguns a apreciam mais quando se adicionam rabanetes ou cebolas picadas, ou talvez peixe. Visto que a dieta japonesa é bem amilácea, esta sopa miso fornece as vitaminas necessárias para manter-nos saudáveis. A sopa miso é tão popular no Japão que há alguns restaurantes aqui que só vendem esta sopa.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário