sábado, 22 de maio de 2010

Criar Aquele “Aroma Misterioso”

Para o bem de seus prospectivos convidados para jantar, começamos com um aviso. O sabor e o aroma das ervas podem ser muito fortes. Se for “liberal” demais em usar ervas, os resultados podem ser desastrosos para seus pratos. Comece por usar esparsamente os condimentos. “Uma pitada aqui e acolá” é uma boa regra.

Há muitas formas de ressaltar o sabor de seu alimento por meio de ervas. Podem ser usadas como adornos ou podem ser incorporadas aos vários pratos — picles, molhos, sopas, café, coquetéis, ponches e vinhos. Poderá fazer chás, óleos, açúcar, manteiga, mostarda e vinagre com sabor de ervas.

Por exemplo, fabricar manteiga com sabor de erva é simples questão de bater em forma de creme e amaciar cerca de cem gramas de manteiga e então misturá-la bem com, digamos, uma colher de sopa de cebolinho picado e uma de suco de limão. Ou, use mais de uma erva na combinação. Esta manteiga dá um sabor picante quando usada em peixe, costeletas, bifes ou pãezinhos.

Naturalmente, um uso bem popular de ervas é na infusão de chás. Além de dar ampla variedade de possíveis infusões, muitos desses chás, diz-se, são benéficos à saúde. O chá de camomila supostamente induz ao sono repousante. Os herboristas afirmam que o chá de salva é bom para o cérebro.

Tais chás são infundidos da mesma forma que o chá comum. Derrame água fervente sobre as folhas e deixe que a mistura descanse alguns minutos antes de bebê-la. Muitos adicionam suco de limão ou mel.

Talvez não sejam tão conhecidos os óleos de ervas. Estes são feitos por se encher dois terços de um vasilhame com um óleo leve de boa qualidade, tal como o óleo de açafrão ou de amêndoa (não de amendoim ou de oliva). “Macera-se” cabalmente um bom punhado de suas ervas favoritas, adicionando-se uma colher de sopa de vinagre de vinho branco. Tal mistura é adicionada ao óleo.

Vede firmemente o vasilhame e o sacuda bem. Deve-se deixá-lo em repouso numa prateleira ensolarada ou tépida por cerca de um mês. Que seja uma prateleira à mão, de modo que possa pegar o vasilhame e sacudi-lo periodicamente. Este óleo é delicioso para uso em saladas ou em frituras.

Açúcar e sal de ervas são usualmente feitos por se vedar açúcar ou sal de mesa granulados em vasilhames hermeticamente fechados, junto com alguns raminhos de sua erva favorita. Quanto mais estocá-los, mais acentuado será seu sabor. O açúcar pode ser usado em receitas de bolos ou em panquecas ou frotas, e o sal serve para cozinhar ou como condimento de mesa.

Há bons livros de culinária que contêm receitas em que pode usar ervas. Quando uma receita pede bouquet garni, o buquê mencionado é, usualmente, um punhado de salsa, tomilho, louro, estração e, às vezes, manjerona. Amarradas num fio, são adicionadas durante o cozimento, mas removidas antes de se servir o prato. Se a receita exige fines herbes, pique em pedacinhos e misture cerefólio, cebolinho, salsa e estragão. Lembre-se sempre: Caso use ervas secas numa receita que peça ervas frescas, reduza a quantidade em um terço ou à metade. As ervas secas são mais fortes.

Naturalmente, talvez deseje, por fim, experimentar algumas ervas menos conhecidas. Visto que há cerca de 2.500 espécies em todo o mundo, pode ver que há muito o que aprender. (O que é chamado de “erva” varia de um lugar para outro. Em geral, é definida como planta que “morre” cada ano, e, usualmente, não possui um caule lenhoso.) Depois de cuidadoso estudo, talvez fique surpreso com as coisas que terminam em sua mesa — trevos, dentes-de-leão, pétalas de rosa, etc. Talvez também aprecie outros usos de ervas, tais como banhos suavizantes de ervas.

A maioria das pessoas que aprenderam mais sobre plantas chegam a encarar as “ervas daninhas” à beira da estrada de forma diferente. Muitas refletiram novamente sobre a antiga promessa de Deus, de dar ao homem “a vegetação que dá semente, que há na superfície de toda a terra” para seu deleite. (Gên. 1:29) Como se expressou o poeta Ralph Waldo Ernerson: “Uma erva daninha é uma planta cujas virtudes ainda não descobrimos.”

Nenhum comentário: