sexta-feira, 23 de abril de 2010

Alimento para países em desenvolvimento

É claro que nem todos os países têm avicultura tão desenvolvida. Isso é significativo, em vista do relatório duma força-tarefa do Conselho de Ciência e Tecnologia Agrícola, dos EUA, que disse: “Prevê-se que a população mundial atinja 7,7 bilhões de pessoas em 2020 . . . Mas a maior parte (95%) desse crescimento demográfico deve ocorrer em países em desenvolvimento.” Essa declaração parece ainda mais tenebrosa se levarmos em conta que, mesmo hoje, uns 800 milhões de pessoas sofrem de desnutrição.

Para muitos especialistas, porém, a galinha poderá se tornar um recurso valioso, alimentando essas populações famintas e transformando-se em fonte de renda muito necessária para os agricultores. O problema é que é muito difícil para os trabalhadores rurais pobres criar essas aves em larga escala. Um dos motivos é que, em países mais pobres, em geral criam-se frangos principalmente em pequenas propriedades rurais ou nos quintais. E nesses países, é raro os frangos serem colocados em viveiros. Durante o dia, as aves ficam soltas para ciscar e voltam para casa à noite, onde se empoleiram em árvores ou em galinheiros.

Não admira que muitas aves criadas assim morram, algumas por causa da mortífera doença de Newcastle e outras como vítimas de predadores (animais e humanos). Muitos criadores não têm nem o conhecimento nem os meios de alimentar as galinhas adequadamente, de providenciar instalações apropriadas ou de protegê-las contra doenças. Por isso, estabeleceram-se programas educativos para os trabalhadores rurais de países em desenvolvimento. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, por exemplo, iniciou recentemente um projeto de cinco anos cujo objetivo é “ajudar os pobres das zonas rurais africanas a expandir a criação de aves domésticas”.

Teremos de esperar para ver qual será o resultado dessas iniciativas bem-intencionadas. Assim, os habitantes de países mais ricos fariam bem em pensar nisso: algo tão comum como um pedaço de frango pode ser um luxo para a maioria dos habitantes da Terra. É provável que, para estes, a idéia de ‘frango em cada panela’ ainda pareça apenas um sonho distante.

Nenhum comentário: