O carneiro é preparado de muitas formas, quer assado, lardeado no espeto ou assado na grelha. Muitos que não são gregos verificam que, quando tentam preparar um prato de carneiro, a carne tem sabor muito forte para eles, todavia, quando comem carneiro preparado por gregos, acham-no bem agradável e saboroso. Isto se dá por causa da forma de os gregos prepararem o carneiro.
Se vai assar uma perna de carneiro e deseja evitar forte sabor de carneiro, remova toda a gordura. Faça incisões na carne, talvez umas dezesseis, mais ou menos, com a ponta de uma faca pequena. Talhe quatro dentes de alho e então lardeie as lascas nas talhadinhas. Também use um pouco de sal e de pimenta junto com as lascas de alho. Unte a carne com suco de limão, tomilho, manteiga e um pouco de sal e pimenta. Unte ocasionalmente com suco de limão e manteiga. Para conservar os sucos, cubra a perna de carneiro com uma folha de alumínio. Asse por cerca de três horas, a cerca de 205 graus centígrados.
Muitos apreciam o arni souvlákia, os “espetinhos” gregos. Para preparar este prato, ponha de molho pedaços tenros de carneiro em óleo de oliva, suco de limão e vinho. Tempere com sal e pimenta, e uma pitada de orégano e então toste nos espetos sobre brasas quentes. Durante a assadura, pode untar a carne de tempos a tempos com um pouco de azeite de oliva.
Para dar às costeletas de carneiro ou ao filé um sabor grego? poderá assá-los na grelha até o ponto desejado, e então salpicá-los com orégano triturado e suco de limão. Fígado assado ou frito também pode ser temperado com orégano e suco de limão. Ao assar galinha, unte-a com manteiga e suco de limão, e alguns cozinheiros gostam de acrescentar uma pitada de orégano.
Se quiser um molho de tipo diferente para sua carne, quer seja assada ou filé, experimente o seguinte: Adicione, à manteiga quente ou azeite, um dente ou dois de alho esmagado. Daí, acrescente aipo picado ou cebolas picadinhas, e frite lentamente. Quando estiver cozido, misture alguns tomates em conserva e um pouco de massa de tomate. Ao aquecer o molho e misturá-lo, adicione uma pitada de orégano. Terá um molho realmente delicioso para carnes e legumes.
Um dos, pratos mais populares na Grécia é o moussaká. Este prato cozido contém camadas de beringela frita e carne de carneiro moída. É temperado com tomate, orégano e uma pitada de canela. (Ou com tomate, cebola, pimenta e uma pitada de noz-moscada.) Daí, põe-se um molho branco e queijo ralado, sendo assado até uma fofice dourada e é servido tépido, cortado em quadrados.
Um dos mais famosos alimentos gregos é o de “charutinhos” de folha de parreira (chamado dolmathes). As folhas de parreira são recheadas de carne moída (de carneiro ou de vaca) e arroz, e então servidas junto com o molho de ovos e limão.
Para preparar este prato, para três ou quatro pessoas, use cerca de 450 gramas de folhas de parreira (podem ser substituídas por folhas de repolho, escalde o pé de repolho ainda tenro, daí removendo cada folha e picando o caule). Se forem usadas folhas de parreira, escalde-as primeiro para amaciá-las. Use cerca de 450 gramas de carne moída de carneiro ou de vaca, e meia xícara de arroz (graúdo); meia xícara de manteiga (meça, então derreta); uma xícara de tomates em conserva, inclusive o suco; uma xícara e meia de água quente; duas cebolas médias, picadinhas bem finas; duas colheres de sopa de azeite de oliva; duas colheres de mesa de folha de hortelã ou de salsa cortadas bem finas; sal e pimenta. Misture os ingredientes, exceto as folhas e a água.
Daí, enrole a mistura nas folhas de parreira, uma por uma. Dobre no alto e nos lados como se fosse um envelope, de modo que o conteúdo permaneça dentro das folhas. Coloque todos esses “charutos” em filas numa caçarola ou panela. Derrame a água. Cubra-os com pesada chapa ou prato à prova de calor (para mantê-los na posição) e com a tampa da panela. Deixe-os ferver na caçarola em fogo lento por cerca de uma hora, ou até que o arroz fique cozido.
Prepare o molho de ovos e limão, conforme já mencionado. Mas, talvez deseje usar três ovos ao invés de dois. Lembre-se de que este molho sempre é, feito do líquido em que se cozinharam as carnes ou legumes. Assim, use o caldo não muito quente em que cozinhou as folhas de parreira recheadas, com o fogo apagado. Poderá determinar o grau de agror do molho por regular a quantidade de suco de limão usada. Daí, pegue a caçarola com os “charutos” de folhas de parreira e derrame sobre eles o molho de ovos e limão. E suas folhas de parreira estão prontas para ser servidas.
Tenha presente que as receitas para os pratos gregos diferem de cozinheiro para cozinheiro, mas os ingredientes são basicamente os mesmos. Com efeito, a dona-de-casa grega raramente segue uma receita, mas cozinha de memória ou inventividade. Uma vez lhe dêem tomates, massa de tomate, limões, cebolas, alho, tomilho e azeite de oliva, a maioria das donas-de-casa gregas podem tomar qualquer direção culinária, com deleitosos resultados.
A cozinha grega, naturalmente, é apenas uma de uma grande variedade de estilos de cozinha. Os que gostariam de provar receitas de outras partes da terra usualmente verificam que as bibliotecas públicas dispõem de livros com receitas de todo o redor do mundo. E, se resolver dar maior variedade às suas refeições, por que não tenta preparar alguns alimentos à moda grega?
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário