Para cada 100 gramas de massa, coloque cerca de 1 litro de água numa panela, para ferver com 5 gramas (1 colher de chá) de sal grosso. Deixe a água ferver por dois minutos. Daí, coloque o espaguete e o mexa de imediato com uma colher ou um garfo, para evitar que grude. A água vai parar momentaneamente de ferver. Por favor, não tampe a panela.
Quando a água começar a ferver novamente, abaixe o fogo de modo que a água ferva apenas levemente. Mexa a massa de vez em quando. O tempo que deverá ficar cozinhando dependerá do tipo de massa que usa, seja grossa ou delgada. Também, o tempo de cozimento dependerá da altitude, visto que a água ferve a temperaturas mais baixas em altitudes mais elevadas. Às vezes, o tempo de cozimento é fornecido no pacote do espaguete. De qualquer modo, fique de olho no espaguete enquanto estiver cozinhando, e, acima de tudo, veja quando está no ponto!
Ao mexer na massa, a pessoa percebe quando ela começa a amolecer. É nesse ponto que deverá tirar um pedacinho para experimentar. Coloque num prato para esfriar, para não queimar a língua. Daí, prove-o. Se ainda estiver duro, deixe o espaguete cozinhar um pouco mais. Quando estiver mole, porém mastigável, então está al dente. É hora de tirar a panela do fogo. Escorra de imediato a água do espaguete numa peneira. Se o espaguete ficar na água quente, continuará a cozinhar e ficará mole demais.
“É isso tudo o que se precisa fazer para preparar o espaguete”?, perguntamo-nos.
“Cozinhar a massa é apenas parte do trabalho de preparar um apetitoso prato”, prossegue dona Júlia. “O espaguete precisa de molho. O molho é outro segredo do sucesso. O espaguete vai muito bem com um molho de tomate feito com tomates sem pele cozidos com azeite de oliva misturado com alho e cebolas picados. Ou, poderá até ser servido com manteiga e polvilhado com queijo parmesão. No entanto, deixe-me dar-lhe duas receitas para alguns pratos apetitosos.”
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário