Os salmões e as trutas pulam e desovam nas regiões centrais. Atire uns pedacinhos de pão ao rio e talvez uma porção de trutas se reúna em volta para devorá-los. Mas, vem a hora do almoço e é a nossa vez de nos reunir em volta da mesa para saboreá-las!
De volta à costa, visitamos a pitoresca aldeia pesqueira de Nazaré. Podem ser vistos ali homens com um longo barrete (boné) preto e camisa axadrezada, mulheres descalças vestidas de preto e mesmo crianças consertando redes na praia — uma tradição secular. Talvez ainda mais impressionantes sejam os seus barcos de pesca — suas imponentes proas encurvadas para o alto, decoradas com pinturas coloridas. Às vezes enfeitam a proa desses barcos graciosos com a lua e as estrelas, um olho fixo, ou mesmo um peixe.
Mas, vamos agora provar o resultado do trabalho dessas pessoas por experimentar a gostosa caldeirada, ou guisado de peixe:
Limpe e corte em pedaços um quilo de raia, linguado, camarões, moluscos e mexilhões. (Pode ser usada uma variedade de quaisquer peixes disponíveis.) Aqueça uma chávena de azeite numa panela de barro e acrescente uma cebola grande picada, dois dentes de alho, um pimento cortado em fatias, e deixe em lume (fogo) bem brando até que as cebolas fiquem douradas. A seguir adicione 1/2 ramo (maço) de salsa picada, 400 gramas de polpa de tomate passada na peneira, uma chávena de vinho branco, três chávenas de água e um pouco de sal. Deixe cozinhar lentamente por meia hora. Adicione a miscelânea de peixes e cozinhe a mistura por mais 15 a 20 minutos. Esfregue alho em seis a oito fatias de pão e coloque-as numa caçarola para servir. Distribua as postas de peixe em cima do pão e cubra-o todo com o molho.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário