DO REDATOR DE DESPERTAI! NO MÉXICO
QUANDO a aboboreira está em flor, a horta mais parece um jardim. A flor amarela e delicada, de formato elegante e simples, não perfuma o ar, mas dá água na boca. Mas comer flores? É isso mesmo. E segundo a revista Cuadernos de Nutrición, pode-se dizer que o México é o país com o maior número de receitas com flores.
Há séculos que as flores de abobrinha e de abóbora são apreciadas nesse país. Entre as muitas variedades, a flor da abobrinha é provavelmente a mais usada como alimento. Mas é bom colher apenas as flores masculinas se quisermos depois comer as abobrinhas ou abóboras também. Basta olhar para o caule. Se notar uma mini-abobrinha nele é porque a flor é feminina. Deixe-a crescer.
A flor de abobrinha é de sabor suave e combina bem com uma variedade de pratos. Costumamos refogar alho, cebola e talvez umas pimentas-malaguetas. Depois de temperar e antes de o alho dourar, acrescentamos as flores lavadas e picadas sem o caule. Tampamos a panela e deixamos cozinhar em fogo baixo por alguns minutos. Abobrinhas cortadas em cubinhos, milho verde, um pouco de manteiga e ervas aromáticas podem ser acrescentados às flores. Colocamos essa mistura em uma tortilha crua e a dobramos. Depois a tortilha vai na chapa. Está pronta uma deliciosa quesadilla de flor de abobrinha.
Além de saborosa, essa quesadilla é nutritiva. Na flor de abobrinha há pequenas quantidades de proteína, cálcio, ferro, tiamina, niacina, ácido ascórbico e retinol.
Usamos também essa flor para preparar uma sopa deliciosa. É feita do modo descrito acima, depois acrescentamos um caldo e servimos a sopa quente. Para ficar mais apetitosa colocamos queijo e tiras de tortilha fritas por cima!
Muitos outros pratos podem ser preparados com essa flor versátil. Crie um prato com flor de abobrinha! Você vai se deliciar!
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário