domingo, 25 de abril de 2010

Um Tentador Antepasto Mexicano

Os principais ingredientes para se fazerem os antepastos mexicanos são as tortillas e uma grande variedade de picantes molhos de pimenta chili. As tortillas ficaram bem conhecidas no mundo inteiro. Usualmente são panquecas finas, flexíveis, de fubá assadas sobre uma comal (chapa quente de ferro). Em geral, os molhos são feitos com pimentões verdes, como jalapeños (de uns 5 cm de comprimento e grossos) ou serranos (menores e mais finos). Estas pimentas picantes são usadas em todo o mundo, visto que são conservadas em vinagre e exportadas.

O molho mais comum é o mais fácil de fazer. Usa-se pimentão verde, tomate vermelho e cebola — tudo cru. Estes são picados fininhos e temperados com sal a gosto. Misturando-se este molho com creme de abacate, obtém-se um delicioso guacamole, que pode ser usado como molho ou consumido como taco (uma tortilla dobrada ou enrolada com recheio). Existe também um molho verde feito com pimentão verde e tomatillos verdes, grelhados e depois postos no liquidificador. Molhos vermelhos são feitos com pimentão vermelho e tomate vermelho grelhados. Alguns molhos são feitos com pura pimenta chili, mas isso depende quão ardido se quer o molho.

A tostada é uma tortilla crocante, frita, em que se coloca uma camada de feijão frito, uma camada de carne de frango, ou de outra, picada, e rodelas de cebola, encimada com um molho. Sopes são quase parecidas a tostadas, mas a tortilla é mais grossa e menor, e não crocante. Tlacoyos são tortillas grossas, recheadas com feijão frito. Em cima delas se colocam rodelas de cebola e um molho. Enchiladas são similares a tacos enrolados, usualmente recheadas com um pouco de carne de frango. São cobertas com mole, daí com queijo ralado na hora e rodelas de cebola. Se quiser, pode acrescentar nata em qualquer destes antepastos.

Todos gostam de quesadillas! O nome deriva do seu principal ingrediente, queso, ou queijo, mas as quesadillas são feitas com uma variedade de ingredientes: toucinho, huitlacoche (um fungo de milho), flores de abóbora, tinga (carne picada, apimentada) e lingüiça de porco, para se mencionarem alguns. Há muitas maneiras de fazê-las, mas as mais saborosas são as preparadas junto com as tortillas. Forma-se a tortilla e põe-se o recheio de queijo num dos lados, e depois dobra-se a tortilla, colocando-a na comal com um pouco de azeite para assar. É virada pelo menos uma vez, para certificar-se de ficar assada nos dois lados. Antes de ser servida, põe-se dentro dela um molho e então, ainda quentinha — é só saborear! Que delícia!

Nenhum comentário: