quarta-feira, 21 de abril de 2010

Espaguete à moda da dona Júlia

Do correspondente de Despertai! na Itália

QUASE todo mundo aprecia uma travessa fumegante de espaguete. Mas, sabia que essa massa cilíndrica deriva o nome de sua aparência de barbante? Em italiano, a palavra para barbante é spago. Disso obtemos o diminutivo “espaguete”, ou “pedacinhos de barbante”.

“Como se prepara?”, perguntamos. Sentimo-nos felizes de ter uma especialista em cozinha, a dona Júlia, para responder à nossa pergunta. Ela sempre tem prazer em falar sobre seu assunto favorito — cozinhar.

“Independente do molho que decidir usar”, dona Júlia responde imediatamente, “é importante que o próprio espaguete fique pouco cozido. Isso significa que deve ser cozido em água fervente com um pouco de sal, e retirado antes de ficar mole demais. O ideal é que fique levemente mastigável. Nós, italianos, chamamos isso de al dente (ao dente). É por isso que o espaguete da melhor qualidade não pode ser feito de farinha de trigo comum, mas apenas de farinha de trigo-duro. Cozinhar a massa até o ponto certo é um dos segredos de se preparar um prato de saboroso espaguete.”

“É muito difícil cozinhar a massa?”, perguntamos a seguir. Dona Júlia, já esperando essa pergunta, acrescenta rapidamente: “Não é assim tão difícil. Mas, para que fique realmente saboroso, lembre-se de que não deverá cozinhar demais a massa.” Aqui vão algumas das sugestões de dona Júlia.

Nenhum comentário: