Importante fator em suportar o frio é a nutrição. Em especial, as proteínas ajudam neste sentido, como se pode ver da dieta dos esquimós. Mas, nestes dias de preços extremamente altos da carne, precisa-se amiúde recorrer a outras fontes das proteínas necessárias. Há ovos, também proteínas vegetais encontradas na soja (a que tem maior índice), bem como as encontradas em outros feijões, ervilhas e lentilhas. E pode-se adicionar o queijo a muitos pratos quentes.
Para a boa saúde, é importante a dieta equilibrada que contenha as vitaminas e os minerais necessários, principalmente obtidos de frutas e legumes. Os legumes certamente não devem ser cozidos demais. Mas, com um pouco de planejamento cuidadoso, podem ser servidos quentes.
Lembre-se, em especial durante o tempo frio do inverno, de que a digestão é um processo químico, e praticamente todos os processos químicos são acelerados pelo calor. Assim, segue-se que seu estômago pode digerir alimentos quentes, ou, pelo menos, alimentos tépidos, mais prontamente do que os frios, que têm de ser primeiro aquecidos por ele. Isto é algo que as pessoas com estômago fraco devem ter presente. Farão bem em evitar comerem qualquer coisa muito gelada a menos que seja comida como sorvete, que a pessoa come tão devagar que é primeiro aquecido na boca, antes de ser engolido. Ao comer quaisquer alimentos guardados num refrigerador, seria de proveito deixar que estes atingissem pelo menos a temperatura do ambiente. Mas, num dia frio de inverno, ao invés de servir frios à temperatura do ambiente, é muito melhor servir algo quente. E, se deveras deseja servir uma refeição quente, primeiro aqueça seus pratos, se não também suas xícaras, pouco antes da refeição.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário