quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sopas à Vontade

Ao passo que existe a sopa fria, usualmente pensamos em sopa como sendo algo quente. E que grande variedade há para escolha! Um caldo fino ou cremoso pode servir como almoço ou como o primeiro prato da principal refeição do dia. Destacado livro de receitas devota vinte páginas a sopas quentes, e há outro livro de receitas inteiramente devotado a sopas, fornecendo mais de 120 receitas. Entre outras coisas, pergunta: “O que pode ser mais acalentador numa noite fria de inverno do que um prato fundo de sopa caseira bem quente, de rico sabor e aroma?”

Para começar, há os caldos — feitos de pedaços de galinha ou de miúdos de galinha, ou de carne de vaca ou de carneiro e/ou com os ossos desses animais. Caldo de peixe pode ser feito das espinhas dorsais de peixe, tais como solha ou linguado gigante, junto com suas peles. E, enquanto falamos de peixe, o que dizer de estufado de marisco e ensopado de ostras? Os livros de receitas também alistam o “caldo de legumes”, feito de cebolas, cenouras, as partes brancas de alhos-porros, aipos, nabos e/ou batatas bem picadas, a que se adiciona manteiga ou azeite.

Daí, há os consommés, fervidos para ficarem condensados. Podem ser de carne de vaca ou de galinha, e, possivelmente, com a adição de tomate ou de pedacinhos finos e longos de legumes. Além dos legumes, os consommés de legumes, usualmente se tornam ainda melhores com a adição de algumas colheres de sopa de xerez.

Entre as sopas de legumes, há a minestrone, a de ervilhas, a de purê de nabo, de couve-flor, de espinafre, de agrião, de alho-porro ou batata, com ou sem alho. Para ter algo diferente, por que não serve à família a sopa de cebolas francesa, o borche russo ou a sopa de chucrute polonesa?

Daí, há as sopas cremosas. A maioria das donas de casa compram em lata a base para tais sopas, destarte poupando-se muito trabalho, e então as tornam cremosas simplesmente por adicionar leite, ao invés de água. Favoritas entre estas acham-se a sopa de aspargo, a de aipo e a de tomate. Como prato especial que deleite realmente sua família, bem como seus convidados, sirva a sopa cremosa de cogumelos. E muito fácil de fazer. Para quatro pessoas, tome cerca de 250 gramas de cogumelos, corte-os em fatias e refogue-os junto com cebolas até que fiquem tostadinhos. Daí, coloque-os num liquidificador junto com um litro de leite. Depois de misturar bem, aqueça até à ebulição, adicionando sal e pimenta conforme o gosto. Esta sopa não é só deliciosa e nutritiva, mas também a pesquisa recente mostrou que tanto os cogumelos como as cebolas combatem o colesterol no sangue.

Para os que querem cuidar do peso ou que não se empenham em árduo trabalho físico, quase qualquer tipo de sopa pode ser a base para uma refeição, junto com uma fatia ou duas de torrada, e uma fruta como sobremesa.

Quando se deseja uma sopa realmente substancial como a própria refeição, considere as criações tais como a sopa escocesa de cevada ou a de rabada, a sopa de lentilhas, de feijão ou de ervilha, a sopa cremosa de castanha e o caldeirão apimentado de Filadélfia (uma sopa bem temperada feita de tripas e legumes).

Não se deve desperceber os vários tipos de adornos para suas sopas. Entre estes acham-se os pequenos biscoitos salgadinhos redondos e cubinhos de pão torrado. Sim, estes cubinhos de pão torrado ou frito podem ser temperados com alho, queijo ou bacon. Rosquinhas de farinha sem fermento também vão bem com a sopa de galinha, rodelas de salsicha com a sopa de lentilhas, de ervilhas ou de feijão, pedaços de queijo com outros tipos de sopa. E quase toda sopa pode aceitar uma pitadela de salsa.

Outros Pratos

Não desperceba os vários tipos de sanduíches quentes, em especial os feitos com carne de vaca e queijo. Estes realmente atingem o alvo num dia frio de inverno.

E não apenas os pratos quentes, no sentido da temperatura, aquecem sua família, mas também o uso judicioso de temperos ‘quentes’, tais como a pimenta-malagueta e o caril.

Naturalmente, há também as sobremesas quentes — para os que não se preocupam com o peso!

Nenhum comentário: