Em realidade, muitos alimentos menos caros são mais nutritivos do que outros mais custosos. E ingerir menores quantidades de alimentos nutritivos é melhor para nós do que comer uma porção dos modernos alimentos “sem valor”, que amiúde são também mais caros.
Valeria a pena estudar o valor nutritivo de vários alimentos. Esta informação é fornecida em alguns livros de receitas. Se não dispuser de publicações assim, elas podem usualmente ser obtidas numa biblioteca. O conhecimento do valor nutricional de determinados alimentos não só a ajudará a preparar refeições saudáveis, de baixo custo, mas tornará mais interessante a culinária.
Aprende-se rapidamente que as proteínas são vitais para a saúde. A carne e outros produtos animais, tais como ovos e leite, são importante fonte proteínica. Os legumes, porém, inclusive as ervilhas e feijões, também constituem excelente fonte, e usualmente são menos caros. “Um adulto poderia viver muito bem à base destas proteínas apenas”, afirma o Dr. Mayer. No entanto, ele aconselha ministrar-se às crianças algumas proteínas animais também. E alguns nutricionistas afirmam que os adultos também devem ingeri-las.
Mediante um livro de receitas, talvez se aprenda muitos meios apetitosos de preparar legumes. Empadões, pasteizinhos, sopas, ensopados e saladas podem todos ser preparados com eles. O feijão-soja, para exemplificar, é produzido em tantas formas — torta de soja, soja seca, verdura de soja, leite de soja, óleos de soja, farinha de soja, e assim por diante. E há inúmeras receitas que usam tais coisas da forma mais proveitosa. Também, o arroz integral é rico da importante vitamina B, e pode ser usado como substituto do macarrão e do espaguete.
Muitas famílias talvez ainda desejem comer carne de alta proteína. Carnes de órgãos, tais como fígado, rins, miolos, coração, língua, e assim por diante, não raro são mais baratas, e igualmente tão nutritivas. E há meios apetitosos em que tais carnes podem ser preparadas. O coração, por exemplo, é às vezes excelente compra de carne de vaca. Sua firmeza e brando sabor de carne é ideal para ser usado em ensopados, ou pode ser cortado em fatias para sanduíches. Também, é possível que os peixes sejam mais baratos do que outras carnes, e são excelente fonte de proteína completa.
Uma alface popular, como a iceberg, nos EUA, usada comumente em saladas verdes, poderá similarmente ser substituída por outras menos caras e até mesmo mais nutritivas. Por exemplo, o repolho branco ou roxo picado pode bem servir para esse fim. E, preparado com o molho correto, pode ser igualmente gostoso.
A manteiga não raro é cara. Mas, há outras coisas nutritivas que se possa passar no pão, inclusive a margarina, a manteiga de caju, a manteiga de coco, a pasta de amendoim, a pasta de soja, mel de laranja, mel de hortelã, e assim por diante. As receitas de tais pastas para o pão podem ser encontradas em livros de receitas. Talvez a pessoa verifique ser econômico fabricá-las.
O pão é outro alimento básico, e especialmente os pães de cereal integral, mais pesados, são nutritivos. Muitas famílias se abastecem em distribuidores, e assim economizam de 25 a 50 por cento por comprá-lo dessa forma. O pão pode ser então mantido na geladeira para preservar seu frescor.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário