quarta-feira, 21 de abril de 2010

Desjejuns Quentes

No inverno, procure sempre apresentar algo quente para o desjejum. Para muitos, uma tigela de mingau de aveia quente (preferivelmente que não seja do tipo “instantânea”) é difícil de igualar quando se deseja um prato nutritivo, facilmente digerível e econômico. Se quiser torná-lo uma delícia especialmente nutritiva, cozinhe-a com leite e mel. Alguns europeus também adicionam cubinhos de maçã e uma gema de ovo, e então, pouco antes de servi-lo, misturam a clara de ovo batida até ficar firme.

Há, naturalmente, outros cereais quentes a escolher. Entre estes se acha o trigo quebrado ou integral (este último leva mais tempo para cozinhar, mas é muito delicioso, gostoso de mastigar e nutritivo), flocos (de milho), fubá e fécula de milho. E certifique-se de não desperceber o arroz (integral). Pergunte a quase todo oriental e ele lhe dirá quão bom é começar o dia com uma grande tigela de arroz quente. Assim, pode servir cada dia da semana um cereal quente diferente, se desejar, aumentando tanto o valor nutritivo como o prazer do desjejum de sua família.

Se estiver com muita pressa de manhã, então, na noite antes, coloque meia xícara de trigo integral numa garrafa térmica de cerca de um litro. Adicione água fervente e deixe ficar por cinco minutos. Jogue fora a água e encha a garrafa térmica até a boca com nova água fervendo. Agora, tampe-a bem e deixe ficar a noite toda. De manhã, disporá de bastante trigo integral cozido para duas pessoas.

Para outros pratos quentes de desjejum há os ovos, que podem ser servidos de muitas formas diferentes. E há muitas espécies de panquecas, a que se pode adicionar frutas tais como vacínios, fatias finas de maçã ou de banana. O que dizer de servir waffles ou bolinhos quentes, com ou sem nozes ou pecãs? Se os homens da casa fazem trabalhos físicos árduos, bolinhos quentes, servidos com carne de vaca ou salsicha cremosa constituem bom desjejum.

O ponto em que as sugestões precedentes se enquadrem em suas necessidades, naturalmente, depende bastante da atividade de sua família, de até que ponto ficam expostos ao frio e quão cônscios são do seu peso. Adolescentes em fase de crescimento precisam de mais comida do que a dona de casa mediana ou outros adultos que talvez tenham ocupações sedentárias.

Nenhum comentário: