quinta-feira, 22 de abril de 2010

Visita a Lisboa

Carros elétricos amarelos ainda animam esta fervilhante cidade portuária. Mas, estamos a dirigir-nos para uma Sardinhada no velho bairro de Alfama. O inconfundível cheiro a sardinhas assadas na brasa revela imediatamente o menu. Para acompanhar a refeição também nos regalamos com salada e pão caseiro. Crianças da vizinhança observam das varandas e das soleiras das portas, enquanto saboreamos esta culinária deliciosa.

Você também vai querer experimentar o bacalhau, que carinhosamente chamamos “o fiel amigo”. É o nosso petisco do mar preferido. Aqui está a receita do Bacalhau à Gomes de Sá:

Deixe de molho em água fria, por uma noite, meio quilo de bacalhau seco. Retire a pele e as espinhas. Desfie. Descasque e corte em rodelas dois ovos bem cozidos. Coza 12 batatas inteiras. Descasque-as e corte-as em quadradinhos. Aqueça 8 colheres (de chá) de azeite numa panela e coza duas cebolas em fatias até dourarem. Junte o bacalhau e deixe-o em lume brando até estar cozido. Adicione as batatas e deixe cozer por alguns minutos. Espalhe por cima duas colheres de salsa picada. Disponha em cima de tudo as rodelas dos ovos e decore com 1/2 chávena de azeitonas pretas e verdes. Dá para quatro pessoas.

Mas, você não pode dizer que conhece Lisboa sem antes ter ido a uma Marisqueira, restaurante de mariscos. Faça a sua escolha entre lagostas, camarões e ameijoas, que chegam fresquinhos dos viveiros costeiros. De martelo de madeira na mão, explore o conteúdo das pinças e das pernas dos crustáceos e coma-o acompanhado de uma cerveja bem gelada e com espuma!

Nenhum comentário: