segunda-feira, 26 de abril de 2010

Refeições Para Estimular o Apetite

A boa cozinheira pode fazer da mais simples refeição uma experiência deleitosa, pois sabe que a cor, a forma, o paladar e o arranjo da comida podem ter poderosa influência sobre quem come. Assim, dá atenção a itens tais como ervas, temperos e adornos. Um pouco de atenção extra e alguns minutos a mais na preparação de uma refeição atraente podem constituir a diferença.
O fator da cor numa refeição terminada pode exercer muita influência. Um prato de carne marrom pardacenta pode ser avivado com tomates, beterraba, cenoura ou brócolos. Os rabanetes darão um lampejo de cor à salada. A aparência atrativa da comida estimula as papilas gustativas e torna mais apreciável a refeição.
Temperos e condimentos, usados com moderação, podem aumentar o prazer das refeições e dar variedade a seus pratos. E, por falar em variedade, é bom tentar novas receitas de vez em quando. Tome a batata, por exemplo. Diz-se que há mais de 1.500 formas de servir este item comum. Talvez muitas donas de casa não tenham usado mais de mela dúzia delas. Assim, há um grande campo para aventura aqui.
Nem é necessário cozinhar todo legume. Além de servi-los crus em saladas, alguns deles, como as cenouras, cebolas e aipo, podem ser servidos frescos. Desta forma, dispõem de mais valor nutritivo do que quando cozidos. Crianças famintas ficarão muito contentes de mordiscar tais itens entre as refeições.
O uso perito de sobras de comida é outra forma de obter economia sem sacrificar o atrativo do sabor. Com imaginação e perícia, muitos pratos populares podem ser preparados. Por exemplo, carne que sobre pode ser cortada em pedaços bem pequeninos e cozida junto com arroz, temperado ou condimentado exatamente no grau certo. O purê de batatas que sobre pode ser fritado na panela no dia seguinte.

Nenhum comentário: