quarta-feira, 21 de abril de 2010

História

Os astecas, no México, cultivavam o tomate como alimento. No início do século 16, os conquistadores espanhóis partiram do México levando consigo o tomatl (no idioma asteca náuatle) para a Espanha e o chamaram de tomate. Em pouco tempo, encraves espanhóis na Itália, na África do Norte e no Oriente Médio se deliciavam com essa novidade.

Por volta de meados do século 16, o tomate chegou ao norte da Europa. No início, o tomateiro era apenas um arbusto ornamental nos jardins, pois achava-se que o tomate era venenoso. Embora fosse da família das solanáceas, com folhas muito aromáticas e hastes tóxicas, descobriu-se que a fruta era inofensiva.

É provável que o tomate introduzido na Europa fosse amarelo, visto que os italianos o chamavam de pomodoro (maçã de ouro). Os ingleses o chamavam de tomate e mais tarde de tomato, mas o termo love apple (maçã do amor) também pegou. Da Europa, o tomate viajou de volta pelo Atlântico indo em direção à América do Norte, onde acabou tornando-se um alimento muito apreciado no século 19.

Nenhum comentário: