quarta-feira, 21 de abril de 2010

Situações de Emergência

Caso assolem as fomes preditas, talvez seja importante saber as coisas em nossa volta que possam ser comidas de modo seguro e benéfico.

Algumas pessoas perdidas num deserto morreram de fome, conforme se sabe, ao passo que por toda a volta delas havia uma despensa cheia de alimento sustentador da vida. A grande pergunta, porém, é: O que pode ser comido?

O que pode ajudar uma pessoa é observar o que as aves e os animais comem. Via de regra, poderá comer o que eles comem. Mas, nem sempre. Assim, se tiver dúvidas quanto a se algo é ou não venenoso, mastigue um pouquinho e o detenha na boca. Quando há ardência, um gosto nauseante ou amargo, cuspa-o fora. Uma planta venenosa provada desta forma provavelmente não lhe será mortífera.

Os esquimós assaltam as tocas dos camundongos, tirando delas suas reservas de raízes, nozes e verduras, para adicionar alguns legumes à dieta deles. Sabem que podem confiar no camundongo quanto a este ajuntar itens comestíveis. Cuidadosamente colocam peixes no lugar do que tiram, de modo que os camundongos possam sobreviver e juntar legumes para o próximo inverno.

Quase toda sorte de gramíneas e de trevos são comestíveis, embora o estômago tenha de acostumar-se gradualmente a isso. As árvores e arbustos também podem fornecer boa comida. Seus brotos e raminhos tenros podem ser comestíveis. A casca interna ou madeira de seiva de várias árvores, também, pode ser valiosa como alimento. Há pessoas que ressecaram-na e a moeram para usá-la como farinha para mingau e pão. O líquen e o musgo também são comestíveis. Exploradores ocidentais das regiões árticas, segundo se afirma, sobreviveram por comer tais coisas. A taboa ou tabua comum pode servir qual alimento de muitos modos.

Quase todos os animais, se forem saudáveis, podem servir como alimento para os humanos. Muitos hesitam comer certos animais, tais como ursos, carcajus, cães, raposas, gatos, cobras e esquilos, arganazes, marmotas e outros roedores. No entanto, alguns deles são considerados iguarias em certos lugares.

Praticamente todas as aves também são comestíveis, inclusive os corvos, as pegas, gaivotas e cisnes. Seus ovos também podem ser colhidos como alimento de emergência. Em aditamento, há os insetos. Gafanhotos, formigas e cupins há muito servem como alimento para alguns povos.

Muitas aves e outros animais vivem de larvas, lagartas e vermes, e os humanos podem fazê-lo, se necessário. Há, realmente, rica variedade de alimentos que sustentam a vida entre estas diminutas coisas rastejantes ao redor de nós. Talvez pareça repulsivo comê-las, mas não só são nutritivas, mas às vezes também são deliciosas. As lesmas, por exemplo, são consideradas uma verdadeira iguaria na mesa do gourmet.

Há realmente muito que podemos fazer para enfrentar a agravante escassez de alimentos. Podemos reduzir o consumo de carne, se for uma parte principal de nossa dieta. Podemos granjear conhecimento dos valores nutritivos dos alimentos, e comer os que forem melhores para nós. Podemos também aprender a preservar o valor nutritivo dos alimentos quando os preparamos e cozinhamos. E podemos familiarizar-nos com as plantas e os animais ao redor de nós que podemos comer, caso a atual escassez de alimentos se torne uma fome em plena escala.

Nenhum comentário: