A CENOURA é uma dádiva do Criador que muitos subestimam. Nos EUA, as cenouras situam-se em nono lugar entre as vinte e oito plantas de importância comercial; e, dentre as mais conhecidas, apenas o espinafre é menos popular. A respeito desta humilde raiz, certo livro de receitas estadunidense diz, em chiste: “Talvez não ondulem seu cabelo mas ajudarão a proteger sua saúde.
O dicionário define a cenoura como “planta da família da salsa, que tem uma raiz longa, afilada, laranja-avermelhada ou vermelho-amarelada que é comida como legume”. Mas, não é usada apenas como legume. As cenouras moídas e torradas, há muito são usadas como substituto do café na Alemanha, e como adoçante na cozinha, através da Europa.
As donas de casa sabias não subestimarão a cenoura, mesmo que não houvesse outra razão além de ela prover saudável variedade de pratos. As cenouras se acham entre os legumes que têm bom sabor, tanto crus como cozidos.
Quanto a servi-las cruas: Use filetes de cenoura em lugar ou em adição às saladas verdes para o almoço, ou quando da uma festa. Servem tão bem quanto os talos de aipo, e alguns apreciam mais as cenouras. Se tiver uma centrífuga para legumes sem dúvida já conhece o prazer e o benefício derivados de tomar suco de cenoura. (Se não tiver uma centrífuga, pode-se comprar tal suco enlatado.) Beba-o puro, misture-o com outros sucos, tais como suco de uva, ou use-o para dar sabor ao suco de aipo.
As cenouras, em rodelas finas, dão mais cor e sabor a qualquer salada mista. Cenoura crua raspada, junto com passas ou tâmaras e molho, constituem ideal salada. Daí, então, raspas de cenoura com igual quantidade de abacaxi moído, misturadas com limão ou gelatina de lima, constituem deliciosa massa para frutas.
Como se cozinham as cenouras? Sem dúvida, um dos motivos pelos quais são subestimadas por muitos é que as donas de casa amiúde não são cuidadosas em prepará-las, cometendo o erro de cozinhá-las demais em água e então jogar fora a água. Limpe as cenouras com uma escova dura — não raspe nem retire as cascas — e então cozinhe-as em pouquíssima água e um pouco de manteiga e sal. Cenouras cozidas desta forma são mais deliciosas e também mais nutritivas. Para aumentar seu sabor, sirva-as com cebolinhas ou cebolas bem picadinhas. Ou ponha creme de leite nelas — se não estiver cuidando de suas calorias.
Natural é que as cenouras sejam boas para ensopados, de carne de carneiro com batatas, cebolas, etc., como o suflê de queijo ou de espinafre, pode-se fazer também suflê de cenoura, usando uma xícara de cenouras peneiradas em lugar do queijo ou do espinafre. Alguns apreciam o bolo de cenoura, a torta de cenoura, a sopa de cenoura, ou o creme de cenoura. Consulte qualquer bom livro de receitas para conhecer outros modos de servir cenouras.
Não se deve desperceber as folhas verdes da cenoura. Onde for possível conseguir obtê-las frescas e tenras, use-as para obter a vitamina R que contêm, bem como para enfeitar as saladas, enfeites estes que são lindos e comestíveis.
Tem-se dito que o “alimento é seu melhor remédio”, e, neste respeito, as cenouras não constituem excessão. Os antigos gregos e romanos usavam cenouras como remédios, e não como legumes. Seu valor em suprir a vitamina A é bem conhecido. Efetivamente, uma cenoura mediana lhe fornecerá toda essa vitamina que precisa para um dia. E por que se precisa de vitamina A? Primariamente para se fortalecer a visão, mas também para evitar infecções na garganta e nas vias urinárias. As cenouras contêm significativas quantidades de vitaminas B2 e C, bem como ferro, fósforo, cloro e cálcio. Para quem cuida de seu peso é confortador saber que uma cenoura mediana só tem vinte e uma calorias.
Verificou-se que a cenoura é valiosa quando se trata de combater a diarréia, em especial nos bebês. Uma das melhores coisas a tomar para tal doença é purê de cenoura ou cenouras peneiradas. (Como alimento para bebês, pode ser comprada enlatada.) Relatórios sobre o valor desta forma de tratamento têm sido publicados em vários países. Certo médico relatou que tratou com êxito 600 casos de enterite infantil com purê de cenoura. As cenouras, como remédio para tal condição, não causam nenhum dos efeitos colaterais que tantos remédios provocam.
A humilde cenoura é uma das dádivas do Criador que as donas de casa e suas famílias deviam apreciar mais. Cenouras preparadas de vários modos podem servir para não só dar maior variedade, e nutrição para suas refeições, mas também para dar prazer adicional — se preparadas de modo sábio e engenhoso.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário